19 novembro, 2013

Decisões baseadas em emoções e sentimentos



Uma coisa que nos leva à frustração e ao fracasso é tomar decisões de acordo com nossas emoções, pois elas são influenciadas pelas circunstâncias e sujeitas a mudar de acordo com o momento. Sendo assim, não devemos viver na dependência das emoções. Aliás, o pior negócio que podemos fazer é tomar decisões levando em conta apenas o que estamos sentindo em determinado momento, porque isso comprometerá nossa visão do todo e acabaremos fazendo bobagem.

O apóstolo Paulo, em Gálatas 5:24, disse que os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. Embora o Espírito Santo muitas vezes sensibilize nosso coração e nos torne conscientes de nossas emoções e sentimentos, a fim de que tenhamos uma percepção do quadro geral e todo nosso ser esteja envolvido no processo de tomada de decisão, nunca deveríamos agir baseados exclusivamente em sentimentos; antes, devemos avaliar nossas emoções e verificar se são puras, legítimas, e se estão de acordo com a vontade do Senhor!

Sabe qual a designação que normalmente damos à pessoa que age pela emoção? Indecisa. O sentimento muda, ela muda de ideia. Pela manhã, quer uma coisa. Lá pelo meio dia, quer outra. Às 15 horas, volta a querer aquilo que desejava bem cedo, e acaba não decidindo nada ou, pior, agindo de forma contraditória porque não sabe ao certo o que deseja e é bom para si.
Pergunte a qualquer psiquiatra ou psicólogo qual o pior tipo de paciente para ele tratar. Ele dirá que é o inseguro, o indeciso, pois este não sabe o que é e nem o que quer da vida. Pelo menos cinco vezes ao dia muda de opinião. E o resultado de toda essa indecisão é o fracasso, pois não leva a pessoa a lugar algum. Ela fica andando em círculos.

Em geral, a indecisão é um estado emocional de aflição, no qual a pessoa se depara com várias opções, mas não consegue analisar racionalmente os prós e os contras de cada e escolher uma.
Não estou falando daquela indecisão comum que temos diante do novo, mas de uma indecisão crônica, típica do indeciso, que surge toda vez que uma escolha deve ser feita por ele. Isso ocorre porque o indeciso não tem preferências bem definidas, então qualquer coisa serve, e não levam a sério qualquer decisão.

A Palavra de Deus diz que o homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos (Tiago 1:8). A indecisão desvia a nossa mente do foco a ser atingido e mina nossas forças; impede que tenhamos objetivos concretos, tangíveis e que nos movamos de modo firme e constante em direção a eles. Então vem a frustração e o sentimento de fracasso.

... (extraído)

10 novembro, 2013

Teste o seu amor por Deus

Deus nos amou primeiro, por isso hoje nós também o amamos!
Ele nos amou com um amor tão puro e verdadeiro que até nos constrange, pois Ele nos amou quando nós ainda éramos pecadores!
"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e, de fato, somos filhos de Deus." 1 João 3:1

Agora eu te convido a pensar comigo:

Você ama a Deus de verdade?
Não me refiro a um amor apenas de palavras, afinal, o amor deve ser demonstrado com atitudes!
R: "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." 1 João 3:18

De que maneiras podemos demonstrar o nosso amor por Deus?
R: Guardando os seus mandamentos.
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama."

Você dedica tempo para orar e estudar a Bíblia?
Para guardamos os mandamentos do Senhor, precisamos antes conhecê-los e para isso, precisamos ler a sua Palavra. Mas ultimamente os dias estão tão corridos, não é mesmo? O ativismo invade muitas casas, o estresse e a ansiedade corroem os corações de quem se deixa levar por esse sistema, e, infelizmente, o que realmente importa tem ficado em segundo plano. "Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus".
R: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça..." Mt 6:33

Você pratica o que aprendeu?
A partir do momento que aprendemos seus mandamentos, precisamos praticá-los, é claro!
"Nisto conhecemos que amamos a Deus, quando praticamos os seus mandamentos."

Você ama a Deus com inteireza e integridade?
Os mandamentos de Deus não são penosos. Mas têm padrões elevados de princípios e valores.
Portanto, requer esforço de nossa parte, afinal, a porta é estreita e são poucos os que acertam com ela.
R: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento, de todas as suas forças." Mc 12:30

Você vive com medo?
O medo paraliza, o amor impulsiona. O medo desconfia, o amor se entrega por completo. O medo atormenta, o amor tranquiliza. O medo aprisiona, o amor liberta.
R: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo." 1 João 4:18

Você ama o próximo?
A Bíblia diz que: "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão é mentiroso, pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." 1 João 4:20

Se sua resposta a essa última pergunta foi sim, que bom, você está no caminho certo, mas o padrão de Deus é ainda mais elevado.

Você ama o seu inimigo?
Ele nos diz: "Se amarmos apenas os que nos amam, qual é a nossa recompensa?"
"Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles." Lc 6:27 a 32

Como disse, o padrão de Deus é muito elevado! Voltando ao que escrevi no início do artigo, Deus nos amou sem que nós merecêssemos. Por isso, nesse dia, quero te convidar a refletir se existem pessoas que você precisa perdoar. Costumo dizer que não temos o direito de não perdoar a alguém, pois o próprio Deus nos perdoou. Não estou dizendo que é fácil, por nós mesmos não conseguimos perdoar, mas com a ajuda do Espírito Santo sim. Se você precisa pedir perdão pra alguém, não espere amanhã. Se você precisa perdoar, decida fazer isso hoje mesmo também. Não quer dizer que você nunca mais vai se lembrar, quer dizer que quando você se lembrar, não vai mais te machucar, isso é um processo, não acontece do dia pra noite. O amor e o perdão são escolhas e não sentimentos.
Decida amar pq Deus te amou! Decida perdoar pq Deus te perdoou!
E o Espírito Santo vai te ajudar nesse processo!